Free background from VintageMadeForYou

Seguidores

Face

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Moldura em Tecido PAP

Oi meninas da costura, finalmente resolvi fazer um passo a passo de uma moldura em tecido, muitas meninas já me haviam pedido, mas ainda não tinha tido oportunidade de fazer, espero que dê para entender, e se fizerem as vossas, eu vou cobrar os créditos! lol....e vou querer ver! Então antes de mais não liguem à qualidade das fotos nem às manchas da cobertura da minha tábua de passar, aquilo foi um descuido com a entretela ao fazer patchcolagem e agora ficou assim! Bem vamos ao que interessa...



 Vamos pegar no bordado ou no trabalho que queremos emoldurar, e vamos medir as extremidades de cima e de baixo. Vamos somar e cortar uma peça de tecido com o comprimento das duas pontas. Ou seja neste caso cortei uma faixa de tecido de 26 de comprimento por 5 centímetros de largura.



 Agora vamos dividir o tecido em duas metades e vamos cortar, vamos alfinetar as duas barras uma em cima do bordado outra na parte de baixo. Reparem nas imagens.


 Não se esqueçam que têm de colocar o direito do tecido com o direito do bordado, é sempre direito com direito.
 Depois de alfinetadas, vamos coser na máquina, deixando cerca de meio centimetro de margem na costura, reparem como mostra a figura.
 Depois de ambas as partes costuradas, com a ajuda do ferro vamos abrir as costuras e passar bem a ferro todo o bordado.
 Vai ficar assim:
 Agora vamos fazer exactamente o mesmo nos outros dois lados, medimos o comprimento dos lados e fazemos duas barras de tecido com cerca de 5 cm de largura , poderá ser mais que isso vai depender do tamanho do trabalho e do gosto de cada uma.

 Depois de repetirmos o processo, vamos ficar com o trabalho assim, não se preocupem se as barras de tecido não tiverem bem certinhas, porque nesta altura vamos acertar todos os lados.
 Como podem ver cortei os excessos dos lados e ficou uma moldura mais perfeitinha.
 Agora vamos à parte de trás...para ficar um trabalho mais bonito, temos de usar um tipo de enchimento, pode ser dracalon, esponja, entretela, feltro, sei lá o que tiverem. 
 Vamos agora tratar do suporte para pendurar a moldura, este também pode ser à vossa escolha, podem usar fita de cetim , organza, ou cordel ou outra coisa, neste caso eu fiz uma tira no mesmo tecido que usei. Eu dobrei ao meio uma peça de tecido, para isso usei o ferro depois dobrei as duas extremidades, se olharem para a foto vão perceber melhor , terá de ficar assim:

 Agora costuramos os dois lados , bem nas pontinhas.
 Antes de cosermos a parte de trás da moldura, vamos colocar a tira para pendurar, achamos o meio do bordado e colocamos a fita desta forma, como podem ver abaixo.

 Vamos agora fazer uma sanduíche, enchimento, bordado ou parte da frente, e parte de trás, não esquecendo que o direito da parte da frente, tem de ficar com o direito da parte de trás.
 Usem alfinetes para as 3 partes não se moverem , quando forem coser na máquina.

 Vamos coser a toda a volta na máquina de costura, mas muito importante, têm de deixar uma pequena abertura em um dos lados, é por aqui que vamos virar a moldura.
 Cortamos os cantinhos, nos 4 ângulos, atenção para não cortar a linha da costura.
 Vai ficar assim:
 Agora vamos virar, tirem os alfinetes e quando tiver toda virada , vamos usar a ponta da tesoura ou de uma caneta para esticar bem os cantinhos da moldura.
 E está quase pronta a nossa moldura, passamos bem a ferro.

Agora vamos coser o lado que ficou aberto com uma costura invisível, podem usar uma linha da côr do tecido ou mesmo linha invisível, fica um trabalho mais perfeito, eu como já tinha linha branca em uma agulha tive preguiça de trocar.
 E pronto! Temos a nossa moldura pronta. 
Sei que foi um pap um pouco extenso, mas espero que tenha dado para perceber. Não se esqueçam de publicitar o meu blog , caso façam as vossas molduras, qualquer duvida que tenham, também podem perguntar, que terei todo o gosto em responder.

11 comentários:

Daniela disse...

Pintinhas muito obrigada pela partilha:)
Beijinhos

Fernanda Magalhães disse...

Pintinhas está muito bem explicadinho, gostei da ideia.
já agora queres que te ofereça uma cubertura para a tábua? ah!ah!ah!
bjs nocas

Calíope Corrêa disse...

Ótimo!!! ^^

Ivana disse...

òtima idéia para emoldurar nossos bordados.

♥Kitty disse...

Pintinhas muito obrigada por todo esse trabalho que teve em fazer esse PAP.. Adorei... Tenho certeza que agora vou conseguir fazer sem dificuldade!! Mais uma vez Obrigada!!

Anónimo disse...

Gostei imenso... o resultado está muito bom e nem parece ser difícil! Brigada! Bjoca

Aninha disse...

Quero comprar uma mini máquina de costura para mim, para fazer pequenos trabalhos e acabamentos dos meus bordados.
Obrigada pela partilha.
Beijos,paz e luz.

Guida Machado disse...

Pintinhas,
Obrigada pelo PAP, está muito bom.
E ainda bem que o dizeste, porque ia fazer uma moldura para um bordado e não ia pôr o enchimento...
Beijinhos,
Guida

Luzali disse...

gracias por la idea, yo no se coer ni tampoco tengo maquina per a ver sin con tu ayuda le explico a la costurera

Pitadasdilu disse...

Pap maravilhoso e super bem explicado. Parabéns!
Bjos, Lú.

Inês disse...

Olá olá, com este teu belo PAP fiz uma moldura para um trabalho meu, agendei o post para dia 3 de Janeiro, depois passa no meu blog ;)
Beijinhos e obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...